[Exclusivo] Entrevista aos Dapunksportif

by

621_717_photopress02fire

Confesso que este exclusivo me deu um especial “gozo” de obter, por 2 simples motivos.
O primeiro,  são portugueses e é mais uma prova que o que é nacional é bom, e em segundo lugar porque tem um som que mistura o rock e até o metal de uma forma muita boa.
Deram-se a conhecer com um videoclip (“I Can´t Move”) original, e essa ousadia que por vezes falta a algumas bandas para triunfar trouxe os seus frutos aos Dapunksportif.
Com o novo album Electro Tube Riot  produzido por eles proprios e Marco Jung, procuram alcançar um estatuto ainda maior.
Esta entrevista trás um bonús especial, os Dapunksportif deixam aqui um desafio para todos os fãs e para quem queira simplesmente participar, mais pormenores no final.
Para já, senhoras e senhores, Dapunksportif, uma banda a ter muita atenção, e que pessoalmente desejo que eles rapidamente dêem um concerto aqui ao lado da minha casa🙂

Heavy Rock News – De onde surge o nome Dapunksportif??
Paulo Franco –
 Era um nome que andava nas nossas cabeças à já algum tempo. È um trocadilho que remete para a nossa infância, nascemos no inicio da década de 70 altura do nascimento do Punk bem como dos idos tempos gloriosos das sapatilhas lecoqsportif. 
 
HVR – Podem contar um pouco de como tudo começou??
PF –
Por volta do ano 2001, a banda da qual fazíamos parte como membros fundadores Pigs In Mud encerrou actividades. Continuámos desde esse ano a criar riffs de guitarra e a gravá-los, a tocar outros instrumentos  bem como a levar a cabo inumeras jam sessions. Eramos dois resistentes do Rock! Foram muitas horas sozinhos a tocar, gravar, ouvir, enfim foram cerca de dois anos e meio “a partir pedra”. Em 2004, conhecemos o Marco Jung ( Produtor) e houve logo uma grande empatia pessoal bem como  uma natural química criativa. Fomos para o seu estúdio e começámos a construir canções tendo por base o nosso banco de Riffs e anotações líricas. Foram sessões marcantes! O Marco é um produtor com um ritmo de trabalho impressionante e um excelente músico. Em 2005, lançámos a nossa demo “Overdrive” com cinco temas e a coisa pegou logo. Fomos a quatro finais de concursos, indo inclusive a uma final Ibérica. Tocámos com o Xutos três vezes incluindo o Coliseu dos Recreios, como banda convidada. A Antena3 deu também algum airplay bem como a MTV, porque já tínhamos feito o videoclip do single “I Can..t move”. Em Junho de 2006, saiu o primeiro trabalho editado “ Ready!Set!Go!”, que granjeou criticas muito positivas figurando como um dos álbuns do ano. Depois vieram os concertos, cerca de 70 em ano e meio. Em Maio de 2008, lançámos o segundo trabalho “Electro Tube Riot”  do qual já fizemos cerca de 35 concertos pelo Pais  fora.

HRN – De momento quais os elementos residentes na banda actualmente??
PF –
Temos o João Leitão no Baixo e o Zé Carlos na Bateria.

HRN – Sendo ELECTRO TUBE RIOT o segundo album, que aspirações tem??
PF –
Dá-lo a conhecer a o maior número de pessoas, quer aqui em Portugal quer lá fora. Não existem barreiras para o Rock e nos tempos que correm temos de nos fazer ao mar outra vez.

HRN – Pretende, se possivel, tentar uma carreira internacional??
PF –
Sim, mas primeiro temos de cimentar por cá. Ir para fora de pé sem saber nadar em mar alto não é para todos e podes afogar-te. A competição é enorme e tens de procurar a sorte. Estamos em cima do assunto.

HRN –  Acham que no nosso país tem o devido reconhecimento??
PF –
Vamos tendo, é uma conquista diária. Temos a noção que o nosso mercado não é propriamente o ideal em termos de reconhecerem que o que por cá se faz também é bom ou melhor do que o que vem  lá de fora. Também não estávamos à espera de chegar ver e vencer, é devagar, mas sabemos donde vêm os elogios.

image002

HRN – O clip “I Can..t Move…” do album “Ready!Set!Go!” prima pela originalidade, esta ideia é vossa, ou de alguém a vocês ligado??
PF –
Foi uma ideia conjunta entre nós e a empresa Slingshot. Foi um dia inteiro de gravações. Depois veio o trabalho árduo de pós-produção compturizada.

HRN – Noto que as vossas musicas, tem influencias rock e ate metal, é propositado??
PF –
 Não é nada propositado faz parte do nosso ADN musical. È um estilo musical sempre a rodar nas nossas aparelhagens.
HRN – Já agora quais as vossas influencias, ou se preferirem, gostos musicais??
PF –
Ouvimos um pouco de tudo, não somos fundamentalistas do Rock! Temos uma mente aberta a novos estilos e fusões. A espinha dorsal é o Rock.
   
HRN – Sendo uma banda de peniche sentem-se de alguma forma prejudicados, caso fossem de uma grande cidade como Porto ou Lisboa??
PF –
È sempre mais complicado estar deslocado dos grandes centros de decisão pois muitas das vezes é ai que estão os opinion makers da industria musical. Actualmente, procuramos não perder o contacto até porque somos os managers da banda e o nosso “trabalho” não se resume apenas ao lado musical.

HRN – Proximos concertos em que poderemos ver os Dapunksportif ao vivo e a cores ??
PF –
De momento, temos alguns pedidos para Março, nada está confirmado. Estamos a trabalhar para ir lá para fora tocar. Parece que vai ser este ano.
Vamos lançar dois videoclips,”Teenage Headbanger”- Março e “I..ve been all over town looking for you”- Junho, vamos também reeditar o “Ready!Set!Go!” em vinil com mais três músicas.

HRN – Desde já o meu agradecimento pelo tempo dispensado. Uma mensagem para os nossos leitores cibernauticos??
PF –
Apoiem e divulguem as suas preferências musicais Portuguesas pelos canais da net.

Myspace oficial: www.myspace.com/dapunksportif 

Dapunksportif entrevistado por Paulo “Hephaestus666″

P.S. Os Dapunksportif  lançam o desafio a todos aqueles que queiram entrar no seu próximo videoclip TEENAGE HEADBANGER.
– “Mostra o Headbanging que há em Ti”- realiza o teu próprio momento “ Headbanging”: gravação caseira com um máximo de 30 segundos.
– “Lembras-te de quando abanavas o capacete?”- gravações antigas de ensaios/ concertos, fotos.
Enviar para: Teenageheadbanger@gmail.com
Formato: digital
Caso seja necessário, podem enviar para:
Rua Elías Garcia,nº15, 2520-434 Peniche
Prazo: até final de Fevereiro
Abraço eléctrico dos Dapunksportif.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: