[Crítica] Metallica – Ride The Lightning

by

Metallica – Ride The Lightning
Data de lançamento: Julho 1984
Género: Thrash Metal
Editora: Elektra Records

Tracklist:

1. “Fight Fire with Fire” (4:45)
2. “Ride the Lightning” (6:37)
3. “For Whom the Bell Tolls” (5:10)
4. “Fade to Black” (6:57)
5. “Trapped Under Ice” (4:04)
6. “Escape” (4:24)
7. “Creeping Death” (6:36)
8. “The Call of Ktulu” (8:54)

Lineup:

James Hetfield — Vocais, Guitarra
Lars Ulrich — Bateria
Cliff Burton — Baixo
Kirk Hammett — Guitarra
Dave Mustaine – Guitarra (participação em “Ride The Lighting” e “The Call of Ktulu”)

Lançado em 1984, “Ride The Lightning” tem a particularidade de ter sido o último trabalho dos Metallica onde Dave Mustaine, líder e fundador dos Megadeth, trabalhou. “Ride The Lightning” é também aclamado por muitos (eu incluído) como o expoente máximo da banda, o melhor álbum alguma vez lançado pelos Metallica.

Após o excelente “Kill’em All” lançado no ano anterior, os Metallica “brindam-nos” com mais um trabalho recheado de clássicos e pura mestria sonora. Embora a voz de James Hetfield não esteja tão “madura” como nos álbuns seguintes, “Ride The Lightning” é a definição do Thrash Metal da altura. Músicas rápidas, bastante agressivas e pesadas. No entanto, os Metallica conseguiam introduzir, neste Thrash Metal da altura, uma melodia marcante e bonita. Todas as músicas do álbum contêm partes melódicas, umas com menos fases que outras como é o caso da épica (e CLÁSSICA) “Creeping Death” que é uma verdadeira obra de arte.

“Fight Fire With Fire” abre o álbum com agressividade, depois de uma intro calma, mergulhando num Thrash ferocíssimo. “Ride The Lightning” é outro clássico da banda. Conta com a prticipação de Dave Mustaine e o seu solo nesta faixa é do outro mundo! Música simplesmente genial.

“For Whom The Bell Tolls” é um verdadeiro hino ao Heavy Metal, uma música muito bem conseguida por parte da banda com uma letra muito forte.

“Fade To Black” é provavelmente a melhor balada da banda. Se bem que a parte final da música já não seja bem balada, devido á rapidez, velocidade empregue nessa última parte. Mas mais uma vez os Metallica provam como se pode conjugar peso e melodia  criando uma sonoridade única, fazendo de “Fade To Black” uma canção linda.

“Trapped Under Ice” é outro clássico, mas “escondido”. Digo isto, porque raramente é tocada ao vivo e os fãs parecem esquecer-se desta faixa que é absolutamente brilhante. Puro Thrash Metal, é uma das melhores da banda.

“Escape” é uma faixa mais “calma”. Grande ritmo empregue na música, principalmente a nível de bateria, onde Lars demonstra o bom baterista que é, como ao longo de todo o álbum. Indo mais além na faixa seguinte, “Creeping Death”. Não há palavras para descrever o quanto esta música significa. Das canções mais elaboradas pela banda, é um épico de 6min e 30seg onde temos pelo meio a famosa parte “á lá Creeping Death”:

Die by my hand
I creep across the land
Killing first born man
Die by my hand
I creep across the land
Killing first born man

Fenomenal😀

Para terminar em beleza, uma faixa instrumental, que conta com a participação de Mustaine. “The Call Of Ktulu” é inferior a “Orion” do “Master Of Puppets”, em parte porque é uma musica mais sombria, e com um ritmo mais lento. No entanto, possui um peso e sonoridade mais próxima do Thrash e não deixa de ser uma excelente faixa instrumental.

Sem dúvida um grande trabalho da banda norte americana, um dos seus melhores trabalhos (senão mesmo o melhor) e um dos melhores álbuns do género. Indispensável para os fãs da banda e do Metal em geral.

notas10

Metallica – Ride The Lightning

Metallica – Trapped Under Ice

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: