[Crítica] Metallica – The Black Album

by

Metallica – The Black Album
Data de lançamento: Agosto 1991
Género: Heavy Metal
Editora: Elektra Records

Tracklist:

1. “Enter Sandman” (5:31)
2. “Sad but True” (5:23)
3. “Holier Than Thou” (3:48)
4. “The Unforgiven” (6:26)
5. “Wherever I May Roam” (6:45)
6. “Don’t Tread on Me” (4:01)
7. “Through the Never” (4:03)
8. “Nothing Else Matters” (6:29)
9. “Of Wolf and Man” (4:17)
10 “The God That Failed” (5:05)
11. “My Friend of Misery” (6:51)
12. “The Struggle Within” (3:53)

Lineup:

James Hetfield – Vocais, Guitarra
Kirk Hammett – Guitarra
Jason Newsted – Baixo
Lars Ulrich – Bateria

Foi em 1991 que os Metallica lançaram o seu maior êxito comercial de sempre. “The Black Album” é ainda hoje o álbum de Metal que mais vendeu em todo o mundo. E com isto, os Metallica ganharam uma reputação tão grande que ainda hoje são a maior banda do género no planeta. Porém, “The Black Album” foi um álbum bastante controverso por ser mais “comercial” e os fãs mais acérrimos do grupo não gostaram muito do sentido que a banda tomou neste trabalho que foi dirigido pelo produtor Bob Rock. Esta opinião justifica-se pelo facto de não encontrarmos músicas no álbum que nos façam recordar muito do que os Metallica tinham produzido até ali, que se bem se lembram, clássicos atrás de clássicos. Muitos apontam para o facto de Cliff Burton (baixista falecido em 1986) não dar o seu contributo para a banda, fez com que esta “perdesse” o espírito e garra de tocar como antigamente. Verdade seja dita, que são raras as músicas que nos fazem lembrar o Thrash que a banda praticava na década de 80.

A música de abertura, “Enter The Sandman”, idolatrada por muitos, serve logo para mostrar o quanto os Metallica estão “modificados”. Uma faixa mais Heavy, a denotar certas partes mais Hard Rock e a ficarmos com a sensação de que estamos perante algo pertencente a uma banda diferente. No entanto, é uma grande faixa com um som “pujante” e liricamente muito forte. De notar que a prestação de Hetfield nos vocais em todo o álbum está magnifica.

“Sad But True” faz lembrar os trabalhos antigos da banda. Início “matador”, riff’s pesadíssimos e agressivos, conta com uma letra marcante que facilmente nos “entra no ouvido”. É das melhores do álbum. Segue-se “Houlier Than Thou” e aqui sim, já estamos a ficar mais contentes. Faixa rápida, excelente trabalho de guitarras por parte de Hetfield e Kirk e vemos finalmente Lars Ulrich a fazer algo da sua bateria. Peca apenas por ser curta mas, é das melhores músicas do álbum.

Segue-se “The Unforgiven”, um género de balada que está muito bem conseguida por parte da banda. Melodias, ritmo excelente, tudo funciona bem nesta música que conta mais uma vez com a excelente prestação de Hetfield e um solo brutal de Kirk Hammett.

As três faixas seguintes, identificam-se mais com “os Metallica antigos”, sendo músicas mais pesadas e rápidas, com riff’s de guitarra muito bem elaborados por Hetfield, que aliás, como já venho explicando, faz um trabalho memorável neste álbum. Destaque para “Wherever I May Roam” que está muito bem conseguida.

Segue-se “Nothing Else Matters”, a faixa mais OVERRATED de sempre dos Metallica. Perdoem-me os fãs incondicionais desta faixa, mas estamos perante uma música fraca e que facilmente destoa neste bom trabalho da banda. Até percebo que a faixa possua um bom trabalho de guitarra por parte de Kirk Hammett por exemplo, mas não identifico Metallica por esta faixa.

Nas ultimas quatro faixas do álbum, encontramos as excelentes “The God That Failed” e “The Struggle Within” que facilmente estão eleitas como melhores do álbum. Espaço ainda para a música “My Friend of Misery” com um excelente trabalho inicial de Jason Newsted. Esta, consegue ser uma boa faixa principalmente pelo ritmo imposto na música e suas melodias.

Desengane-se o leitor que pensa que os Metallica lançaram cinco clássicos seguidos. Lançaram quatro e poderemos considerar este “The Black Album” como um bom álbum de Heavy Metal. Se contribuiu muito para o aparecimento de novas bandas e se ajudou o Metal a ser mais conhecido através da TV e rádio? Sim, sem dúvida. Mas não é isso que o torna clássico😉

Nota: 8.0/10

Metallica – The God That Failed

Metallica – The Struggle Within

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: