[Crítica] Iron Maiden – Powerslave

by

Iron Maiden – Powerslave
Data de lançamento: Setembro 1984
Género: Heavy Metal (NWOBHM)
Editora: EMI

Tracklist:

1. “Aces High” (Steve Harris) – 4:32
2. “2 Minutes to Midnight” (Bruce Dickinson, Adrian Smith) – 6:04
3. “Losfer Words (Big ‘Orra)” (Instrumental) (Harris) – 4:15
4. “Flash of the Blade” (Dickinson) – 4:06
5. “The Duellists” (Harris) – 6:07
6. “Back in the Village” (Dickinson, Smith) – 5:03
7. “Powerslave” (Dickinson) – 7:11
8. “Rime of the Ancient Mariner” (Harris) – 13:39

Lineup:

Bruce Dickinson – vocais
Dave Murray – guitarra
Adrian Smith – guitarra
Steve Harris – baixo
Nicko McBrain – bateria

 

Estávamos em 84 e um grande número de bandas começava a afirmar-se naquele que foi o maior movimento musical da altura, o Heavy Metal. Depois de quatro álbuns, afirmando-os como a melhor banda de Metal da altura, muitos duvidavam que a banda torna-se a repetir tal feito, ou seja, lançar novo álbum que marcasse mais uma vez o género. Isto tudo porque na altura, NENHUMA BANDA de Metal conseguiu atingir a marca de 5 álbuns considerados clássicos. Surge então “Powerslave”, provavelmente, o melhor álbum dos Iron Maiden (na minha opinião é).

Inspirados pelo “Antigo Egipto”, pelas pirâmides e esfinges, a banda, mais uma vez, “destruiu” e arrasou a nível de composição sonora nas suas canções, não havendo espaço nem sequer haver percepção nossa para conseguirmos identificar, uma faixa fraca neste trabalho da banda.
“Churchill’s Speech” abre o álbum, servindo de introdução a “Aces High”, um autêntico “tiroteio” de riff’s, saídos das guitarras de Dave Murray e Adrian Smith, este ultimo que se afirma “demolidor “ nos riff’s mais pesados e agressivos. Das melhores músicas da banda, é também um verdadeiro clássico do Heavy Metal.
“2 Minutes To Midnight” segue o mesmo ritmo. Faixa com uma sonoridade bem Heavy Metal, um trabalho de bateria muitíssimo bem conseguido e com um refrão marcante, sendo das faixas mais pedidas pelos fãs nos concertos ao vivo.

“Losfer Words” é uma faixa instrumental e… é simplesmente maravilhosa! É ouvir para crer. A banda conseguiu criar algo de extraordinário. A maneira como as guitarras, o baixo e a bateria estão “unidas” é fantástica.
As três faixas que se seguem, são músicas que infelizmente a banda “teima” em não tocar ao vivo, porque são 3 grandes obras músicas da banda, principalmente “The Flash Of The Blade” pela prestação de Bruce, “The Duellists” pelo trabalho fenomenal das guitarras de Murray e Smith e a espectacular “Back In The Village” com um ritmo impressionante, sendo das minhas faixas preferidas do álbum.
“Powerslave” (música) é um clássico absoluto devido á sua qualidade lírica, composição sonora e principalmente pela mística que a banda consegue depositar nesta música, dando-nos a ideia de que só a banda de Steve Harris é capaz de criar músicas assim. Especial destaque para o lindo solo de guitarra de Sir Dave Murray.

A fechar o álbum, temos… “The Rime Of The Ancient Mariner” e aqui sim, temos a certeza absoluta de que os Iron Maiden são de facto a melhor banda do género na altura e a única capaz de criar algo tão épico, tão grandioso a nível lírico, tão lindo e tão bonito de se ouvir. Possui cerca de 14 minutos, mas são dos 14 minutos mais bem passados da vossa vida. Sem dúvida, um clássico e que ensinou muitas bandas a não ter medo de fazer musicas grandes.

Em suma, estamos perante um dos melhores álbuns da história do Metal. Um trabalho que confirmava o porquê de a banda ser a melhor do género e conseguir em apenas 5 anos, “relegar” bandas teoricamente mais famosas, para co-headliner dos seus espectáculos. Álbum mais que recomendado para todos os fãs de Heavy Metal.

notas10

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: